Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

27.Mar.20

A importância da literacia financeira

i m p o r t â n c i a.png

A componente financeira faz parte do nosso percurso de vida desde o seu início até ao seu final. 

A verdade é que a maioria dos portugueses toma decisões financeiras sem o devido conhecimento que sustenta uma correta decisão. Por exemplo, apenas 1 em cada 10 portugueses é que sabe o significado de taxa Euribor. 

Ter conhecimentos de literacia financeira não implica somente estarmos melhor preparados para uma negociação com os bancos, ou para compreender melhor a temática económica e financeira. Ter conhecimentos de literacia também faz de nós pessoas mais livres, pois sabemos quanto, quando e como gastamos o nosso dinheiro. 

Todos nós temos que administrar dinheiro eventualmente nas nossas vidas e termos essa recompensa nas nossas carteiras é algo que exige responsabilidade, visto que temos que o saber gerir muito bem de modo a evitar os problemas financeiros. Por isso, uma pessoa que procura instruir-se e saber mais sobre as temáticas financeiras estará a crescer em liberdade. Temos que interiorizar que nós é que devemos controlar o dinheiro e não o contrário.

 

@fundacaoedp @ates @universidadecatolica @catolicaporto @incentivarapartilha @CamaraMunicipalMatosinhos @Matosinhoshabitempresamunicipal @camaramunicipaldoporto @municipiomaia @municipiopenafiel @camaramunicipalgondomar @municipioparedes @dgconsumidor @bancodeportugal

#FundaçãoEDP #ATESÁreaTransversaldeEconomiaSocialdaCatólicaPorto #UniversidadeCatólicaPortuguesa #CatólicaPorto #IncentivarPartilhaAssociação #CâmaraMunicipaldeMatosinhos #MatosinhosHabit #CâmaraMunicipaldoPorto #CâmaraMunicipaldaMaia #CâmaraMunicipalPenafiel #CâmaraMunicipaldeGondomar #CâmaraMunicipaldeParedes #DirecaoGeraldoConsumidor #BancodePortugal

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.