Como olhar para o empreendedorismo - Crónica Quinzenal
A palavra "Empreendedorismo" bem que poderia ser considerada das palavras mais badaladas da época. Quer seja por meio de uma conversa corrente, quer no meio académico, esta palavra vem assumindo contornos interessantes. Não só por aquilo que ela almeja, como pela vontade que quer incutir a quem a escuta.
Temos conciência que a crise veio desencadear estes ideias. O de ser empreendedor. O de o ser e criar o próprio negócio ou, até mesmo, estilo e forma de estar no âmbito social. Porém, muitas das vezes, é fácil perder-nos numa sociedade cujas políticas que apoiam estas medidas vão sendo alteradas. Quem sofre com isto é o cidadão. Quer seja por uma informação pouco acessível ou até confusa, este facilmente fica perdido. Mas não deveria de ser assim...
A capacidade de empreendedorismo, indo muito para além do se criar um negócio, ideia ou forma de vida inovadora, é uma forma de nos transformar a nós e aos outros. Não é de admirar que existam tantos aceleradores de conteúdos que o permitam. As chamadas incubadoras. Porém, quando o queremos fazer o os orçamentos são como que o nosso calcanhar de Aquiles, a missão de associações como a IPSUM são importantes. Não só são capazes de nos tranquilizar pelo seu contacto próximo e reconhecido, como nos permitem elevar ainda mais esta vontade de concretizar.
- Diogo Simões