Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação Ipsum Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação Ipsum Home

18.Jan.23

Como validar as suas faturas no Portal das Finanças

Publicação 19-01-23.png 

Para validar as suas faturas deve aceder ao site do E-Fatura (https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/), selecionar “Faturas”, de seguida “SR. CONSUMIDOR” e por fim fazer login com os seus dados do Portal das Finanças. Caso existam faturas por validar, essa informação aparecerá na página principal. Ao clicar em “Complementar Informação Faturas” verá listadas as faturas cuja validação está pendente - necessitam de esclarecimento relativamente ao setor de atividade a que se referem. Deve identificar, para cada fatura pendente, em que categoria se insere, clicando no final da página em “Guardar”.

Neste portal pode também consultar as deduções já previstas para o seu IRS de 2022.

Tenha em atenção de que há despesas de 2022 que não aparecem neste portal, alguns exemplos são gastos com taxas moderadoras, prémios de seguros de saúde, propinas, rendas e juros de crédito habitação (em alguns casos). Apesar de estas faturas não aparecerem no e-fatura, as respetivas despesas vão ser contabilizadas no seu IRS.