Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

27.Set.19

Conselhos para uma melhor gestão do seu orçamento familiar

No seguimento da nossa publicação sobre concelhos para uma melhor gestão do seu orçamento familiar, hoje daremos mais uma dica para poder por em prática.

Conselhos para um melhor orçamento familiar (1).p

 

Para evitar mais erros na gestão do seu orçamento familiar, o segundo conselho que lhe damos é: fazer uma planificação do orçamento mensal da sua família. É importantíssimo fazer um mapeamento de todas as suas despesas mensais para que saiba para onde vai o dinheiro que recebeu durante o mês e de quanto irá gastar. Caso contrário, a tendência será para contrair mais dívidas e estagnar as suas poupanças, porque sem um planeamento não tem forma de saber quanto é que poderá investir dessas poupanças. Portanto, fazer um plano do seu orçamento mensal é extremamente importante para que tenha uma ideia de quais são as suas fontes de rendimentos e quais as despesas (fixas e variáveis) que terá ao longo do mês.

A dica é começar por fazer uma tabela na qual estejam incluídas todas as receitas e todas as despesas que vai tendo ao longo do mês para ter uma ideia clara de quais são as despesas consideradas não essenciais que podem ser cortadas e evitadas.

Este planeamento permite-lhe definir quanto é que poderá gastar e em quê concretamente, ajudando-o a estabelecer qual a margem de poupança que pretende obter nesse mês.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.