Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

26.Mai.20

Dicas para não cair em burlas

D I C A S (1).png

É muito comum pensarmos que dificilmente seremos vítimas de burlas e esquemas fraudulentos. No entanto, o desenvolvimento destes esquemas está tão bem conseguido que facilmente podemos acreditar que fomos contactados por uma entidade credível. 

Contudo, existem vários indícios que podem comprovar que aquele tipo de comunicação é uma tentativa de burla. Por essa razão, dar-lhe-emos três dicas que o ajudarão a identificar quaisquer tipo de burlas. 

 

  • Confirmar os Contatos

 

Uma das práticas mais comuns utilizadas pelos burlões é o contacto direto via email ou sms. Por isso, a primeira coisa a fazer se receber uma mensagem de uma entidade que não lhe costuma contactar é verificar o remetente, pode ser através da pesquisa do mesmo no motor de busca. 

 

  • Verificar a escrita utilizada nas mensagens

 

É fundamental estar atento aos pormenores da mensagem que lhe foi enviada. Na maioria dos casos, os burlões tentam reproduzir mensagens muito parecidas às entidades que se estão a fazer passar. No entanto, há pormenores que falham. Por isso, verifique se tem erros gramaticais ou ortográficos e até mesmo se a própria estrutura da mensagem corresponde àquela que é usual da entidade. 

 

  • Não carregar em links

 

Evitar clicar em links é um dos aspetos mais importantes se receber um email ou uma mensagem suspeita. Muitos desses links têm como intenção o roubo de dados pessoais. Por isso, deve ignorar todos os procedimentos que são indicados e contactar com as entidades oficiais. 

 

@fundacaoedp @ates @universidadecatolica @catolicaporto @incentivarapartilha @CamaraMunicipalMatosinhos @Matosinhoshabitempresamunicipal @camaramunicipaldoporto @municipiomaia @municipiopenafiel @camaramunicipalgondomar @municipioparedes @dgconsumidor @bancodeportugal

#FundaçãoEDP #ATESÁreaTransversaldeEconomiaSocialdaCatólicaPorto #UniversidadeCatólicaPortuguesa #CatólicaPorto #IncentivarPartilhaAssociação #CâmaraMunicipaldeMatosinhos#MatosinhosHabit #CâmaraMunicipaldoPorto #CâmaraMunicipaldaMaia #CâmaraMunicipalPenafiel #CâmaraMunicipaldeGondomar #CâmaraMunicipaldeParedes #DirecaoGeraldoConsumidor #BancodePortugal

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.