Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

30.Mai.18

Hoje escrevo eu ... Sérgio Brochado

Hoje escrevo eu... na opinião de Sergio Brochado, 

 

A recente crise financeira que Portugal enfrentou e cujos efeitos ainda se fazem sentir, despoletou uma maior preocupação com a iliteracia financeira da sociedade, pelo que a acção da Ipsum Home torna-se extremamente relevante. Numa perspectiva social a Educação Financeira afirmou-se como um importante complemento ao funcionamento do mercado e da própria regulamentação, traduzindo-se na melhoria dos comportamentos financeiros individuais.

Os consumidores/investidores necessitam de desenvolverem conhecimento específico para tomarem decisões com base em informações correctas, para saber onde procurar ajuda, para concretizar outras acções/decisões conscientes dos riscos e do impacto que as mesmas poderão ter no seu bem-estar.

A Educação Financeira deverá ser uma prioridade política de longo prazo já que será através dela que os consumidores/investidores aperfeiçoam seu entendimento e compreensão dos produtos e conceitos financeiros, assim por meio da informação, instrução e conselhos objectivos, desenvolve a consciencialização dos riscos e das oportunidades financeiras.

O desenvolvimento da literacia financeira dos indivíduos permitirá que eles tomem decisões mais informadas num mercado financeiro cada vez mais complexo e que, por sua vez, essas decisões bem informadas tenham repercussões positivas nos mercados financeiros e na economia como um todo, evitando episódios como os vividos recentemente em que a sociedade como um todo sofreu devido a algumas decisões tomadas por desconhecimento dos impactos das decisões tomadas.

Por tudo isto podemos afirmar que a Ipsum Home desenvolve um trabalho meritório e importantíssimo para que a nossa sociedade conviva com a economia financeira de um forma sustentável, equilibrada e contribuindo para bem-estar de todos.

Hoje escrevo eu..... Sérgio Brochado.jpg