Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

25.Jan.21

Impostos para as famílias em 2021: o que vai mudar?

orçamento (1).png

Tendo em consideração a crise económica e social que a pandemia tem gerado, o último ano tem sido deveras exigente para as famílias. É por este motivo que o Orçamento do Estado para 2021 tem como objetivo minimizar o impacto económico provocado pela crise. 

- I M P O S T O S - 

 

Redução das taxas de retenção na fonte de IRS: significa que vai descontar menos todos os meses e notar um aumento do salário líquido mensal.

Mínimo de existência: é o rendimento anual mínimo, que após a aplicação dos impostos é inferior ao valor agora fixado. 

Redução do IVA na eletricidade: é estimada uma descida da taxa de IVA aplicável à eletricidade para consumos até 100 kWh. 

Imposto de Selo: a subida é de 50% e aplica-se aos novos créditos ao consumo, sendo que vem afetar negativamente as carteiras das famílias. 

Criação de crédito fiscal: a criação do IVAucher permite a devolução aos consumidores, no trimestre seguinte, do IVA pago no trimestre anterior, em despesas de restauração, alojamento e cultura.