Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

08.Out.18

Parceria MatosinhosHabit

Inquilinos dos conjuntos habitacionais vão ter aconselhamento financeiro

 

A empresa municipal MatosinhosHabit assinou ontem, ao final da tarde, um protocolo com a associação Ipsum Home que permitirá que os inquilinos dos conjuntos habitacionais de Matosinhos passem a beneficiar de aconselhamento económico-financeiro, nomeadamente em situações de endividamento e de particular vulnerabilidade financeira. O acordo pretende prevenir situações de pobreza e exclusão social, dando também resposta a um diagnóstico realizado pela empresa que gere o património habitacional da Câmara Municipal de Matosinhos, o qual detetou a existência de agregados familiares com carências económicas agravadas pela deficiente gestão do seu orçamento familiar.

A associação Ipsum Home é uma pessoa coletiva de direito privado, de carácter cultural e sem fins lucrativos, que se dedica à análise, apoio, educação e formação em matéria de crédito, seguros e contratos, e apoios no empreendedorismo e empregabilidade. De acordo com os respetivos estatutos, “tem por objetivo o aconselhamento, prevenção e acompanhamento do endividamento e a reeducação económico-financeiro através da promoção do aconselhamento”.

O protocolo agora firmado permitirá que os arrendatários da MatosinhosHabit que apresentem constrangimentos financeiros beneficiem de auxílio na gestão e resolução dos seus problemas, fornecendo aos agregados familiares ações de formação que os ajudem a compreender conceitos básicos de âmbito financeiro, melhorando a organização e planeamento do orçamento familiar e auxiliando-os no reajustamento do pagamento de dívidas.

A MatosinhosHabit compromete-se, segundo o acordo, a divulgar os serviços disponibilizados pela Ipsum Home junto dos arrendatários e de outros utentes, sinalizando, encaminhando e acompanhando os agregados que reúnam as condições para a intervenção da associação. Esta levará a cabo ações de formação, inclusive junto das escolas, sobre conceitos básicos de gestão e planeamento do orçamento familiar, acompanhando os inquilinos em situação de constrangimento financeiro de forma a elaborar um diagnóstico capaz de reequilibrar a gestão financeira familiar com medidas eficazes e ajustadas a cada situação. Os custos deste apoio serão suportados pela empresa municipal.

Antes da cerimónia de assinatura do protocolo foram ainda firmados mais 31 contratos de apoio no âmbito do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, que agora beneficia cerca de setecentos agregados familiares do concelho de Matosinhos. A Câmara Municipal de Matosinhos investe mensalmente perto de 73 mil euros nesta solução, na qual foi pioneira, permitindo às famílias encontrar soluções de habitação no mercado livre, mantendo-se muitas vezes nas casas que já habitavam antes do surgimento das dificuldades que motivaram o recurso à MatosinhosHabit.

A grande mobilidade que este programa tem permitido (já foram auxiliadas mais de duas mil famílias) demonstra que, para além de evitar o desenraizamento que resultaria da mudança dos beneficiários para conjuntos habitacionais, o programa presta um auxílio decisivo em momentos transitórios de dificuldade financeira das famílias. O apoio é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais.

Também ontem, 12 famílias de Matosinhos, Leça do Balio, Leça da Palmeira, Guifões e Perafita viram as suas necessidades de habitação social respondidas, tendo recebido as chaves das suas casas das mãos de Luísa Salgueiro.

Para além da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, marcaram presença o Vereador António Correia Pinto e o administrador da MatosinhosHabit Tiago Maia.

 

Entrega_Cheques__1__1_882_600.jpg

Entrega_Cheques__2__1_882_600.jpg

Entrega_Cheques__3__1_882_600.jpg