Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

23.Jun.21

Porquê fazer a leitura da eletricidade?

diferença.png

 

De certo que já ouviu falar em leitura da eletricidade real e estimada, mas será que sabe a distinção entre estes dois termos e qual o impacto que podem ter nas suas faturas de eletricidade? 

Leitura real- leitura do contador obtida diretamente pelo operador da rede de distribuição ou que lhe é comunicada pelo utilizador. Por isso, corresponde ao consumo real num determinado período de faturação.

Leitura estimada- Refere-se ao cálculo feito com base em critérios da média diária (por defeito) ou consumo fixo.

Indicar os seus consumos de eletricidade ajudá-lo-á a evitar surpresas que sejam desagradáveis. 

Se uma fatura de eletricidade recorrer a uma estimativa de consumo inferior ao seu consumo real, isso significa que no mês ou nos meses seguintes, receberá uma fatura com os chamados “acertos”. Por outras palavras, nesse momento, terá de pagar não só o consumo real desse mês, como também o consumo que não foi contabilizado no mês ou meses prévios. 

Portanto, é sempre uma boa alternativa comunicar as leituras de eletricidade. 

@fundacaoedp @ates @universidadecatolica @catolicaporto @incentivarapartilha @CamaraMunicipalMatosinhos @Matosinhoshabitempresamunicipal @camaramunicipaldoporto @municipiomaia @municipiopenafiel @camaramunicipalgondomar @municipioparedes @dgconsumidor @bancodeportugal

#FundaçãoEDP #ATESÁreaTransversaldeEconomiaSocialdaCatólicaPorto #UniversidadeCatólicaPortuguesa #CatólicaPorto #IncentivarPartilhaAssociação #CâmaraMunicipaldeMatosinhos #MatosinhosHabit #CâmaraMunicipaldoPorto #CâmaraMunicipaldaMaia #CâmaraMunicipalPenafiel #CâmaraMunicipaldeGondomar #CâmaraMunicipaldeParedes #DirecaoGeraldoConsumidor #BancodePortugal