Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

19.Nov.19

Qual será a melhor altura para dar mesada aos seus filhos?

 

qual será a melhor altura para dar mesada aos seu

 

Muitos são os pais que procuram a resposta acerca de qual o momento mais apropriado para começar a dar mesada aos filhos. 

A mesada é um valor monetário que os pais ou encarregados de educação dão mensalmente aos mais pequenos para que eles possam fazer a sua própria gestão a partir de um determinado período de tempo, de forma a tornarem-se mais autónomos. O valor de uma mesada varia consoante as despesas que o seu filho possa ter, tais como, refeições ou materiais escolares. A mesada tem um papel crucial, pois é o primeiro passo que os seus filhos terão na gestão financeira. Por isso, é extremamente importante o modo como é ensinada a gestão do dinheiro, porque vai influenciar a vida financeira deles daí em diante. 

A verdadeira questão é: quando deverá começar a dar mesada? De facto, não existe uma idade mais ideal que outra. No entanto, quanto mais cedo conseguir introduzir esta temática, mais cedo o seu filho irá perceber todos os aspetos relacionados com o modo de gerir o dinheiro. Num primeiro momento, pode começar por dar uma valor semanal para interiorizar este conceito. A adolescência é a melhor fase para introduzir a mesada, com o objetivo de preparar o seu filho para a vida adulta, na qual o salário é pago mensalmente. 

Além disso, poderá aproveitar a entrada na escola e a aprendizagem das primeiras contas para ensinar os primeiros aspetos relativos à vida financeira, como por exemplo, ensinar a perceber como se calcula o troco de algo.

@fundacaoedp @ates @universidadecatolica @catolicaporto @incentivarapartilha @CamaraMunicipalMatosinhos @Matosinhoshabitempresamunicipal @camaramunicipaldoporto @municipiomaia @municipiopenafiel @camaramunicipalgondomar @municipioparedes @dgconsumidor @bancodeportugal

#FundaçãoEDP #ATESÁreaTransversaldeEconomiaSocialdaCatólicaPorto #UniversidadeCatólicaPortuguesa #CatólicaPorto #IncentivarPartilhaAssociação #CâmaraMunicipaldeMatosinhos #MatosinhosHabit #CâmaraMunicipaldoPorto #CâmaraMunicipaldaMaia #CâmaraMunicipalPenafiel #CâmaraMunicipaldeGondomar #CâmaraMunicipaldeParedes #DirecaoGeraldoConsumidor #BancodePortugal