Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Associação IPSUM Home

Somos uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Banco de Portugal, Direção-Geral do Consumidor e pertencemos à Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Associação IPSUM Home

13.Nov.18

SOLIDARIEDADE - Ala de Pediatria Oncológica do Hospital S.João no PORTO

A Associação Ipsum Home, apesar de ser uma organização vocacionamente financeira,  vem por este meio associar-se ao movimento de SOLIDARIEDADE a construção da Ala Pediatrica Oncológica do Hospital S. João no Porto e desta forma alertar todos as pessoas e organizações para os factos, para os sucessivos adiamentos e injustificadas faltas de verba para um bem comum a sociedade e de crianças em particular.

ALA PEDRIATICA.jpg

Texto de @afonso moreira pires in facebook
Nesta imagem não temos as casas de banho de um festival ou o posto de controlo de uma obra.

É a Ala de Internamento da Pediatria Oncológica do Hospital de S.João no Porto que estão a ver.

Vale tudo em Portugal, incluindo internar pacientes oncológicos em pré-fabricados, transportá-los em elevadores com lixo e mandá-los fazer sessões de quimeoterapia nos corredores. Não faltam buracos nas paredes tapados com cartão, adesivo a prender portas e uma casa de banho para 50 pais.

Ministros dizem que é preciso esperar 3 anos, Costa anuncia orgulhoso um concurso para construção que já tinha sido anunciado o ano passado, deputados garantem que a obra vai arrancar em Janeiro e quando vamos a ver está tudo na mesma e ninguém se mexe durante anos.

Até onde vai a responsabiidade de uma coisa destas? A presença do estado em tudo é só para umas coisas, noutras foge-se e usa-se a ausência de fundos como desculpa?

11 Milhões por ano para haver cá o websummit mais 10 anos arranja-se bem, já uma decisão quanto a pessoas em risco de vida é complicada.

Não está em causa de quem é ou não a culpa, está em causa a responsabilidade de fazer andar para a frente um assunto que tem constantemente ficado para trás.

Assusta-me a sério ver que há tempo, energia, dinheiro e excepções para TUDO o que seja assunto (especialmente negócio) mas que se continue a chutar para o lado um tema tão sensível como a vida de crianças que já têm um ponto de partida suficientemente mau.

Está-se nisto há 9 anos, há crianças com doenças oncológicas internadas EM CONTENTORES, tratadas em CONTENTORES e em muitos casos a morrer neles.

E mesmo assim dorme-se descansadamente.

Afinal ganhámos os Óscares do turismo e temos uma receita de bacalhau para cada dia do ano, um orgulho este “nosso” Portugal. 
 — em Hospital De São João No Porto.